AMIZADE,

Amizade X Expectativas e Obrigações

terça-feira, junho 19, 2012 Paralelo das Letras 1 Comments



Amizade não tem haver com expectativa ou obrigação. Amizade é um relacionamento, e como tal é necessário que haja prontidão, ou seja, nada pode ser forçado ou feito porque é o que o outro espera. Ter prontidão para com o outro é basicamente estar disponível, atento e pronto pra fazer o que for necessário para que o outro e você possam ter um relacionamento/ amizade saudável. Mas nada deve ser um ritual, uma obrigação! Deve fluir normalmente. 

Muitas vezes pecamos, ao pensarmos que os amigos devem e farão tudo que esperamos deles, como se fosse algo implícito no “contrato” de amizade. Pecamos porque nos esquecemos das individualidades que cada pessoa carrega em si. Coisas como: tipo de criação, valores pessoais, disponibilidade e envolvimento emocional. O maior erro em qualquer relacionamento e esperar receber exatamente o que entrega. É como fazer uma pergunta e esperar que o outro responda com a mesma pergunta, isso não leva a lugar nenhum, simplesmente porque cada pessoa responde e demostra sentimentos de uma forma diferente. O que necessariamente não quer dizer que não seja um bom amigo ou que seja displicente com a amizade.

Se nos propomos ser absolutamente sinceros, chegaremos à compreensão que sempre esperamos mais dos outros que de nós mesmos, principalmente na amizade. Meio que vemos nossos amigos como super heróis, que nos acolheram e ajudarão seja qual for a situação. Pessoas acima do bem e do mal que virão ao nosso encontro quando todos os outros nos virar as costas, quando o mundo não entender nossas atitudes ou deturbar nossas palavras. Isso faz com que esqueçamos que como nós, nossos amigos são humanos, sujeitos a errar e a falhar, podendo sim chegar a falhar conosco e a nos magoar. 
E é difícil perceber que nestas horas é seu momento de ser amigo e perdoar os erros, porque sempre achamos que era a hora do outro demostrar amizade e solidariedade.
Isso tudo porque nós vivemos de obrigação a obrigação, de expectativas a expectativas. E a amizade não é uma obrigação, é um relacionamento e deve ser cuidado a cada momento. E falando sério, ninguém realmente consegue satisfazer nossas expectativas, já que elas são ilimitadas.

Ao minar a amizade, as obrigações e expectativas, levam muito dos momentos bons que podíamos ter no relacionamento. Porque passamos a esperar que o outro haja de uma forma padronizada e sem emoção. Tudo ficar extremamente robotizado, e robôs não têm sentem nada.

Um comentário:

  1. Realmente, concordo com o que você disse. Ser um bom amigo deveria ser a coisa mais fácil a ser feita, pena que nem sempre é assim. Ótimo Texto.

    ResponderExcluir