MOMENTOS,

A vida não é Fácil!?

segunda-feira, junho 18, 2012 Paralelo das Letras 0 Comments


Quem não conhece a famosa expressão popular: “A vida não é fácil”? Eu ás vezes questiono se as pessoas realmente querem que a vida seja fácil. Se olharmos para o nosso modo de vida, veremos que tudo que fazemos é complicar cada vez mais coisas que deveriam ser simples.

De modo algum quero fazer campanha a qualquer coisa que use meios fáceis e duvidáveis para se atingir objetivos que deveriam demandar mais cuidado ou esforço. Acredito que cada coisa na vida tem o seu tempo e um caminho a ser percorrido, feito de processos e etapas. Normalmente queimar etapas de algo pode se mostrar temerário e imprudente, seja no resultado que deixa a desejar, seja pelo fato quando queimamos etapas importantes para a execução de algo, acabamos por não conhecer ou entender completamente o mecanismo que o forma. Desta forma é quase impossível recriar ou remodelar os processos que o envolvem.

Quando falo em tentar deixar a vida mais fácil, é basicamente no sentido de estar mais aberto a novas experiências simples. É quase como voltar à infância, onde bastava estar vivo para que o dia fosse o melhor de toda a vida. Com o passar dos anos vamos esquecendo-se de como aproveitar as coisas simples. Deixamos de olhar para cada evento cotidiano como se fosse algo maravilhoso e maravilhoso. Quem não tem uma ótima lembrança de tarde com os melhores amigos de fim de semana, ou de correr pela chuva com os primos ou amigos, mesmo a mãe tendo advertido que aquilo traria um enorme resfriado no dia seguinte. É talvez nem todos tenham lembranças assim, mas muitos concordaram comigo, que esta é uma das melhores partes da vida. Uma fase da vida que correr para o desconhecido causava muita euforia, fazia a adrenalina correr solta pelo corpo, quando ninguém se importava em manter o status quo, porque institivamente sabíamos que a mudança é sempre melhor que a estagnação e remanso.

Hoje ouço muito que está difícil viver em um mundo em que as prioridades estão invertidas, em que os sentimentos estão banalizados e os valores básicos da sociedade perderam o valor. Jamais quero me colocar como juiz do Mundo, ou ainda como detentor da verdade absoluta (se é que humanos podem detê-la ), mas acredito que mudar esta situação esta basicamente em nossas mãos, porém o maior empecilho para que isso ocorra é o fato que todos queremos mudar as atitudes globais, quando na verdade o principio de tudo tem que ser na mudança das atitudes e posicionamento individual. Acredito que todos concordam que é mesquinho demais querer que as pessoas nos tratem de uma forma cortês, quando não estamos dispostos a fazer o mesmo. Historicamente o exemplo tem obtido mais resultados positivos do que as palavras sem ação, quando se trata em conseguir mudanças na sociedade. A mudança começando em um individuo ou pequeno grupo, e que vai crescendo e se estruturando tem obtido melhores resultados.

Que Deus nos ajude a ter uma mente clara ao tomar decisões, paciência ao nos depararmos com situações aparentemente complicadas, e que ao chegarmos a uma encruzilhada que possamos saber escolher qual oportunidade escolher. E o principal que todos possamos conhecer a Deus , pois é a melhor forma de conhecermos a nós mesmos.

0 comentários: