MOMENTOS,

Neologismo¹

domingo, outubro 06, 2013 Paralelo das Letras 0 Comments



Aprendi que o melhor jeito de mudar o mundo é mudar a nós mesmos, nossa mentalidade. Abrir a mente para novas possibilidades, aderir o questionamento pessoal, e principalmente questionar as verdades absolutas que trazemos em nós.

A vida é cheia de possibilidades, e cada vez que acessamos uma destas possiblidades, nosso mundo muda, deixamos de ser o antigo, para vivermos em um novo “eu”.  As alternativas nunca são fáceis de serem escolhidas, pois sempre vem com a carga de ter de preterir a muitas outras. E este custo de oportunidade, às vezes faz com que o peso da decisão seja mais pesado do que nós julgamos poder aguentar. Não há formulas prontas para vida, nem escola que nos ensine a viver e saber a hora certa da decisão. A verdade é que quase nunca estamos prontos para o que esta por vim, e mesmo quando pensamos estar, acabamos por descobrir que não todas as questões existenciais da vida, foram mudadas, que a busca por novas respostas, se faz necessário.

Desde muito pequenos aprendemos lições valiosas sobre a vida e como viver em um mundo que não faz questão de facilitar esta vida. E estas lições são realmente nos dadas com muito carinho e paciência. Mas a grande verdade é que quando realmente temos que enfrentar os problemas, as situações, não há gentileza, não há tempo para lembrar detalhes ou usar formulas e clichês. Não há chance de errar e receber advertências bem intencionadas sobre como proceder naquela situação. Porque no mundo adulto, fora dos muros protetores do circulo familiar, não há lugar para palavras de consolo e segundas chances. O chefe no trabalho não pode ou será gentil, como nossos pais e professores escolares. Os prazos de relatórios não podem ser postergados, tal qual um trabalho escolar, muito menos há recuperação, em caso das informações dos relatórios anuais se mostrarem imprecisos. Não lugar para o depois! O imediatismo é companheiro constante!

² Aprendi então que muitos de nós somos bons, mas os padrões de avaliações são em primeira instância submetidos à avaliação humana. Logo são passiveis a percepção de outas pessoas, aumentando ou diminuindo o nível de exatidão do processo. O que faz o ser bom, necessitar de uma otimização.

Notas:
¹ Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação.


² Parte complementar ao texto, pode fazer retirada sem perder o sentido original. Adento explicativo

0 comentários: