MOMENTOS,

De vaidades a vaidades

domingo, fevereiro 09, 2014 Paralelo das Letras 2 Comments

Oh pobre criança não fiques triste pelo que dizem sobre sua beleza ou posicionamento filosófico, tampouco fiques feliz. Pois como diz o Eclesiastes isso como tudo que há neste mundo é vaidade, uma dentre tantas questões que não merecem esforço de tempo. Vivemos em um mundo onde as aparências e as teias de relacionamentos valem muito mais que a verdade que possa haver em uma questão legitima. Sem duvida esta é uma situação odiosa, mas devemos admitir que por meio dela muito do progresso do mundo livre tem se tornado possível. Não porque seja a vontade de toda sociedade antiga, ou contemporânea, mas porque muitas vezes as pessoas que realmente tem o poder de mover os rumos desta história, se intimidam ante ao desafio, e por medo delegam deste poder a homens que usam errado o poder a eles conferido. Estas pessoas então criam padrões que passam a serem os aceitáveis para os integrantes de uma sociedade livre e civilizada, muitas vezes subjugando aqueles que não se encaixam nestes padrões. E aqueles que delegaram tal poder a estes homens novamente se intimida e se calam frente ao poder que eles próprios delegaram.

Então criança não chore por algo que decidiram por ti, usando o poder que você e seus iguais deram a eles. Se hoje se subjugam e maltratam só há uma pessoa que pode dar um basta nesta situação. Talvez você fique feliz em saber que esta pessoa quando se dirige a você usa verbos em primeira pessoa, atende por seu nome, come em seu prato e usa suas roupas, conhece o gosto de suas lagrimas e dorme em sua cama. O poder é seu, e só você pode dizer o que é e o que fará de sua vida.  Os medos, angustias, alegrias  e sorrisos que você tem são controlados por você, então não choramingue por não farem o que você quer. Muitas vezes quando lhe o oferecido o poder da decisão, você se abstém do direito da escolha, permitindo que outros decidam por ti. Assuma que para o bem ou o mal você neste momento faz a escolha de não tomar as rédeas de sua vida para cavalgar no controle de sua vida.


Homens maus, problemas e decepções sempre houve no mundo e sempre haverá, não há muito como fugir disso, mas sempre podemos escolher lidaremos com eles, sempre podemos decidir até onde deixaremos que nos influenciem, e o quanto levaram de nossa energia. Como citado acima, os Eclesiastes vaticina que tudo sobre a Terra é vaidade, vem e passa sem deixar lembrança por muito tempo. E da Sagrada Escritura eu não ouso ou ousarei duvidar em minha vida. Então é sábio cuidar para que ao passar por esta vida de vaidade, nós não sejamos marcados de forma errada por estas situações. Pois Deus nos deu o livre arbítrio para guiarmos nossas decisões, quer elas nos leve a ele, a uma vida boa ou não. De qualquer forma criança isso terá sido uma escolha feita por nós!

2 comentários: