AMIZADE,

Formula de Amigo

domingo, agosto 31, 2014 Paralelo das Letras 0 Comments

Amigo é mesmo um ser interessante. Não é? Nasce no coração, em situações improváveis.  Às vezes basta um olhar para que você saiba que aquele desconhecido fará parte de sua vida, em outras ocasiões uma pessoa que você conheceu pela vida toda, mas nunca teve qualquer aproximação, se torna especial em um momento de necessidade ou de alegria extrema.

Amigo nasce de diferentes tipos de amor. Tem aquela garota que ao conhecê-la você jura que vai rolar a mais entre vocês, mas acaba descobrindo que ela veio pra sua vida pra ser uma parceira em suas maluquices. Tem aquela pessoa que você sabe que é seu amigo, que se importa contigo, mas que a ausência é sempre presente na amizade de vocês. E ainda aquela pessoa que você nunca foi muito com a cara dela, por ela ter um modo diferente de pensar, de falar, de se vestir, mas que numa tarde de domingo, em um churrasco que não deu muito certo, na casa de um amigo em comum, vocês não tinham o que fazer e resolveram puxar papo um com o outro, e pronto, e acabaram descobrindo mil coisas em comum. E como esquecer a amizade cheia de fletes, nos tempos de adolescência, você sabe que a pessoa é sua amiga, isso está bem claro, mas mesmo assim rola uns olhares, um pegar na mão diferente, umas indiretas, bem diretas, mas também nunca passa disso, quando te perguntam você já tem a resposta na ponta da língua: “Somos só amigos, tá louco meu”.

Tem amigos que parece irmão, às vezes gêmeos perdidos no tempo. Parceria para a vida toda. Amigos que são remédio para a alma, quando triste ou cansada. Que dão uma levantada na moral, quando ela se arrasta pelo chão.

Tem amigo que poucas vezes fala em publico, chega ser surpresa ouvir a voz dele quando outras pessoas estão próximas. Mas quando só entre amigos desembesta a falar divertindo a turma. E tem aquele que fala pouco até com os amigos, mas que quando abre a boca tem bons conselhos, ou boas verdades a dizer. Tem amigos que precisam de cuidados, pois parecem ter a mente flutuante, sem preocupações, mas são parceiros demais.

Amigo é um ser que sabe exatamente o que dói em você, o que te magoaria sem volta, mas que a cada dia escolhe não usar esta informação, por que sabe que o que dói em você, doeria duas vezes nele. Porque faria você sofrer e isso é a morte pra ele. Amigo é um ser que faz sim você sofrer com as verdades necessárias, mas só porque isso vai fazer você bem melhor mais pra frente. Não quer te causar dor gratuita. Quer você sempre bem.

Não existe isso de “amigo, que é amigo mesmo faz tal coisa”. Porque amigo quer mesmo é viver, curtir, errar e aprender junto. Erra querendo acertar e tem humildade de pedir desculpas. Quando você esta insuportável de aguentar chama sua atenção e até se afasta para não estragar a amizade. Conhece-te pelo tom da voz, e sabe quando você não esta pra conversa, e então emudece, só fazendo companhia.


Não há formula para amigos. São seres que somam, multiplicam, subtraem e dividem, dependendo do momento de vida e da amizade. Porque ser amigo é se entregar por inteiro. E ninguém pode ser inteiro sem um bom amigo.

0 comentários: