MOMENTOS,

Descoberta do Mundo

quinta-feira, agosto 22, 2013 Paralelo das Letras 2 Comments


Um dia senti que tinha crescido. Olhei pela minha janela e vi o mundo, tudo parecia tão incrível, tão cheio de cores lindas e vibrantes, convidativas. Decidi então que era hora de deixar meu mundinho particular e embarcar neste mundo novo. As pessoas me diziam:

- Aquiete o coração! Mantenha o status quo! Você não encontrará nada melhor do que já tem...

Então apesar da curiosidade e do desejo de me aventurar, senti medo do que encontraria lá fora. Afinal eu era só um  garoto ansiando por crescer, e o mundo é dominado por “machos alfas” e corporações monopolizadoras de opiniões e conceitos. No entanto sempre me ensinaram que só existe medo, onde também existe o seu oposto, a coragem. E eu sempre fui corajoso, então me enchi dela e fui à luta por conhecimento pessoal e do mundo.  Mergulhei de cabeça neste mundo estranho e desconhecido.

Sem esteio ou amarras! Deslumbrei-me com campos de bondade, deparei-me- com montanhas de ignorância. Mirei o céu e vi pássaros multicoloridos levando a esperança em suas asas, mas também vi abutres em sua caça, sinalizando medo e morte. Fui invadido por enormes ondas de euforia, excitação, medo e nostalgia pelo mundinho abandonado. Aquele que era tão meu, tão meu que só cabia a mim.

E então mesmo sem procura-los me deparei com os famigerados “machos alfas”, em toda sua desejada onipotência. E os encarei, e olhando em seus olhos, notei que bem de perto são os mesmos valentões do parquinho da praça. Percebi então que a diferença agora é que não tinha porque temê-los, afinal são as mesmas brincadeiras tolas e artimanhas inúteis de autoafirmação.  Crianças que tentam disfarçar que não cresceram.

Ao ingressar no mundo adulto vi que não é tão assustador quanto haviam me relatado, mas também não é tão incrível quanto eu tinha imaginado.  Não existem formulas prontas, ou colégios que nos preparem para o que esta por vir a cada dia. O nosso mundo é construído e revisado a cada dia, pelas pessoas que acessam nossas vidas, nosso mundo. E então me vi sendo uma destas pessoas que constroem o mundo do amanhã. E que de tempos em tempos tem saudades do tempo que  me diziam como agir e viver nele. 

Mas a vida evolui, nossos conceitos evoluem. Assim como o mundo, nós mudamos a cada dia, em todas as pessoas que encontramos, que fletamos, que simplesmente vemos por alguns segundos na rua. Uma evolução continua e necessária para que a vida seja sustentada e mantenha o fluxo.


Descobri então que não existiam dois mundos, todo tempo era só uma etapa da evolução que não poderia ser atropelada pela outra. Muitas outras estão por vir.  

2 comentários:

  1. Exatamente desse jeito. Parabéns pelas palavras! Adorei o texto. Vc sempre se expressa mt bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol, fico imensamente feliz em saber sua opinião. Que é sempre gentil. Beijos

      Excluir